Idioma: PortuguêsIdioms: English
   
   
Digite a palavra-chave

     
  Beauty Fair
06/09/2014

In-cosmetics Brasil
09/09/2014

Cosme Tókio 2014
20/10/2014

 
     
  Clique aqui e nos envie um e-mail para receber a nossa E-News.  
     
 








 
 
  Matérias  
 

Produtos multifuncionais - tendência ou necessidade
Tendências - 13/02/2012

                      
                 Pó compacto com proteção solar

Não faz muito tempo que os produtos com aplicações múltiplas surgiram no mercado. Não se pode precisar ao certo, o que é certo mesmo é que eles fazem sucesso entre os consumidores e já estão em praticamente todas as marcas, todas as linhas, todos os segmentos.

Tudo começou com os produtos 2 em 1, a princípio nos xampus anti caspa que limpavam e condicionavam, logo os xampus comuns também passaram a incorporar a ideia. Daí para os outros segmentos não demorou muito. Afinal, o consumidor se importa com produtos que oferecem mais de uma ação ao mesmo tempo e num mesmo produto.

Os produtos dermocosméticos vieram na esteira dessa tendência oferecendo funções complementares ao uso de produtos específicos, otimizando o seu uso: “Os produtos multifuncionais são ideais para peles mais sensíveis ou oleosas, ou seja, peles que precisam limitar o número de produtos aplicados, mas que, ao mesmo tempo, possuem necessidades específicas”, diz Carolina Collier, diretora de La Roche-Posay cujo produto Derm AHA é antirrugas, retexturizador e matificante. Eles também são uma opção mais ‘rápida’ para quem não tem muito tempo e que deseja otimizar a rotina de beleza”, acrescenta.

Tendência mais recente são os produtos in-shower, que oferecem múltiplas funções já na hora do banho: “O dermocosmético multifuncional incorpora a praticidade de ter múltiplas funções em um único produto, com a facilidade de oferecer um tratamento diferenciado sob a forma de cuidados diários”, diz Simone Ribeiro, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Dermage, empresa carioca de dermocosméticos.  Um produto da marca que exemplifica bem essas multifunções  é Hidrashower Body, que oferece hidratação por 24 horas e proteção solar FPS 17 em aplicação rápida e prática durante o banho. Contém vitamina E, Polifenóis de Uva e extratto de Aloe Vera.

“O mercado demanda hoje produtos que se diferenciem. Você não pode falar de um produto que atenue apenas uma frente, mas que tenha vários benefícios”, diz Roberta Rocha, Diretora de marketing de Lancôme, que lançou esta semana Visionnaire (veja em Vitrine), que atende a essa tendência, pois atua sobre rugas, poros e uniformiza a pele. 

                     
            lançamento recente - rugas, poros 
                       e uniformização da pele

O grande ‘pulo’ de Visionnaire [LR 2412 4%] é uma molécula capaz de se ‘auto-propagar’ através das camadas da epiderme, desencadeando uma série de micro-transformações nos tecidos. Dessa forma o produto é apresentado como um Corretivo de Pele Avançado, que oferece à consumidora, uma pele com textura mais fina, rugas e poros minimizados e irregularidades pigmentares e vasculares reduzidas.

Da PuraInova, empresa nacional de dermocosméticos,  Acqua-Dry Gel de Limpeza, com ácido tartárico em sua fórmula, tem propriedade esfoliante, remove células mortas, desobstrui os poros e estimula a renovação celular. O adstringente da marca Acqua-Dry Loção Adstringente complementa estas funções e ajuda a inibir a produção de oleosidade. Outro exemplo de produto multifuncional da marca é o Acqua-Dry Bloqueador Solar FPS 30 Oil Free, que protege dos raios UVA/UVB e hidrata a pele. A fórmula livre de óleos, contém filtro solar hidrossolúvel, para garantir um aspecto saudável à pele. O uso contínuo, promove redução da oleosidade da pele, diz a empresa.

Produtos anti-idade que incluem proteção solar são comuns, afinal a oxidação da pele é um dos principais fatores  do envelhecimento. Mas, ainda assim esses produtos conseguem surpreender com mais funções, como o Creme Anti Sinais FPS 25 da brasileira Red Aplle (Cosinter), que também funciona como primer para maquiagem e base translúcida. Outras atribuições do produto são: preenchimento instantâneo de rugas e proteção contra raios UVA/UVB.

“Nós da Red Apple acreditamos que a multifuncionalidade fica dentro da tendência da próxima década porque vem de encontro ao Reduzir, uma premissa para própria sustentabilidade de nosso planeta,” diz Martinho Gonzalez de Souza Junior Coordenador Pesquisa e Desenvolvimento da marca.

Da L´Occitane a Loção Protetora UV SPF 40 – Angélica além da proteção solar (com filtro mineral) e proteção contra os radicais livres, oferece hidratação intensa, melhora a elasticidade da pele, revitalizando-a, e é iluminadora. Sua textura não-oleosa, é ideal para peles normais a mistas.

A Avon acaba de lançar o Avon Care 3 in 1 Lotion Loção Facial, que remove a maquiagem limpa efetivamente as impurezas, tonifica e hidrata a pele, tudo na mesma aplicação. É formulado com aloe vera e gengibre, um antioxidante, que contribui para a diminuição dos efeitos do envelhecimento.


Proteção solar, hidratação e alguma coisa a mais

A Adcos tem o Filtro Solar Tonalizante Pó Compacto FPS 30 que previne contra o fotoenvelhecimento e o estresse cutâneo e, também, é utilizado como maquiagem, corrige possíveis imperfeições promovendo aspecto natural. Outro produto multifuncional da marca é Oily Solution Hidratante FPS 20, que controla a oleosidade, reduz a aparência dos poros dilatados e também protege contra os raios solares.

A L’Oréal Paris traz na linha hidratante UV Perfect para o corpo, 4 produtos que hidratam e oferecem proteção solar (anti-poluição) para  tipos diferentes de pele. Além disso, há um produto para uniformizar o tom da pele e um específico para mãos braços e ombros, com proteção UVA/UVB avançada e ativo antioxidante para preservar as fibras de elastina e colágeno.

Capital Soleil Toque Seco, de Vichy é outro exemplo, protege a pele do sol no dia a dia enquanto trata a oleosidade. “Produtos multifuncionais são uma tendência de mercado e para os dermocosméticos não é diferente”, diz Julia Séve, diretora de Innéov e Vichy, que ainda oferece Aquadestock, um produto drenante e anti celulite e Normaderm Tri-activ, anti-imperfeições,  hidratante e matificante


Cabelos

A Joico tem no Moisture Recovery Leave-in Moisturizer um Leave-in hidratante para pele e cabelo que repõe a hidratação natural do cabelo reparando a cutícula danificada. Deixa tanto os cabelos como a pele macios, hidratados e luminosos. E ainda, de acordo com a empresa, pode ser usado como spray facial fixador de maquiagem e hidratante para rosto e mãos.  Contém Complexo Hidróxi Marinho, Complexo Quadramínico e óleo de jojoba e PH 4,5 a 5,5 – o mesmo do couro cabeludo e da pele. Sua textura aquosa é de fácil absorção. 

                       
                    
           Da Joico - hidratação para pele e cabelos
                                  

Na linha de funções complementares, a brasileira Maxiline desenvolveu o Shampoo Esfoliante para o couro cabeludo que limpa, reequilibra e nutre os cabelos. Sua fórmula contém micro esferas não abrasivas, que esfoliam e ativam a circulação do couro cabeludo, além de auxiliar na renovação celular. Contém proteínas, aminoácidos e extratos vegetais que interagem com a estrutura capilar proporcionando resistência, proteção e sensação de frescor no couro cabeludo.

A Cless também tem, na sua linha de finalizadores, Charming Pró Age Pró Color, um produto à base de D-Pantenol e Silicone para cabelos normais e coloridos que finaliza, modela e protege os fios contra o desbotamento causado pelo sol e contra as agressões causadas por tratamentos químicos e colorações. 

"O tempo ficou restrito e a praticidade mais valorizada. Assim, produtos que além de proporcionar efeitos sensoriais imediatos, trazem tratamento perceptível a médio prazo e oferecem mais de uma ação ao mesmo tempo são benvidos", diz Adriana Souza, Consultora de Pesquisa e Desenvolvimento da ILIKE Professional. A linha de 4 produtos  da Ilike traz ação antifrizz e antiage durante a limpeza dos fios, além das especificidades de cada um (cabelos danificados e pós química; coloridos e com mechas; cacheados e ondulados, quebradiços e sem brilho). “Estão sendo desenvolvidos produtos cosméticos  para trazer benefícios de forma ágil - segurança, eficácia e cuidado com a saúde do consumidor”, acrescenta Adriana.

"Ótimos resultados aliados à valorização do tempo são fatores que levam o consumidor em busca de produtos multifuncionais’, diz Alex Feijolo, executivo da Oxyfree, que desenvolveu o Shampoo Pós Selagem Oxyfree para limpar, auxiliar na manutenção do processo de selagem, e tratar os cabelos. E o Leave-in Gloss Finalizador, que hidrata, protege contra a umidade e prolonga o efeito liso.

E a Trattabrasil, em seu Argan Rescue, traz um produto que oferece hidratação e finalização aos cabelos, mas também pode ser usado em pequenas quantidades como auxiliar no alisamento e pré química.


                               
                           Para homens práticos produto 5 em 1

Homens

A praticidade é fundamental para o público masculino. O país já é o segundo maior mercado de cuidados pessoais masculinos, com projeção de crescimento em 2011 de 16,3% em valor, segundo a agência de pesquisa estratégica Euromonitor International. E o mercado atento investe para atender às suas necessidades específicas.

A Natura lançou o Hidratante Multifunção 1.5 que, em uma única aplicação, oferece cinco benefícios: aumenta a firmeza da pele, atenua rugas e sinais de expressão. Hidrata por até 24 horas e protege contra os raios solares UVA e UVB (FPS 18). 

O Sabonete Líquido Para Corpo e Cabelo L’Occitane limpa a pele do corpo e dá brilho ao cabelo, se usado como xampu. É formulado com óleo de lavanda A.O.C., pimenta preta, noz moscada e madeira queimada. Tem fragrância amadeirada. 
 
O sabonete Trium Mahogany for Men, da brasileira Mahogany, é um sabonete líquido que pode ser usado como xampu e espuma para barbear. formulado com Extrato de Álamo e Carvalho, que auxilia na reestruturação dos tecidos danificados; Alantoína, que possui ação cicatrizante Oligoelementos, aminoácidos e pró-vitamina B5, que promovem vitalidade e força à pele.


Sabonetes

Há muito os sabonetes oferecem além da fragrância, maciez para pele. Outros componentes como hidratação, formação de filme que protege a pele mantendo a fragrância ou a sensação de refrescância foram sendo adicionados aos poucos pelo mercado, mas as empresas estão sempre incorporando novidades.

Eco Brasil Castanha-do-Pará – Sabonete Líquido Cremoso, da Sparkly Home Spa é um sabonete líquido cremoso, à base de extrato de coco, rico em complexo B, que hidrata e amacia a pele e de óleo de castanha-do-pará, que prolonga a hidratação. A marca oferece também um esfoliante hidratante, Benephyto Lavanda & Baunilha Esfoliante Corporal, que contém açúcar dourado imerso em uma combinação de óleos de amêndoas doces, girassol, alecrim, lavanda e baunilha, que hidratam profundamente.

A Natura tem na sua linha Ekos, sabonetes com massa 100% vegetal que oferecem fragrâncias e texturas diferenciadas que limpam, esfoliam (com sementes de maracujá trituradas) e hidratam.

O Boticário aposta em fragrâncias aromaterápicas para a sua linha Nativa Spa: Energizantes Pitanga; Exóticos Ameixa; Nutritivos Açaí; Purificantes Algas Marinhas; Refrescantes Melissa e Alecrim e Ameixa, Romã e Amora + Sândalo.

E há os funcionais de fato, como o Sabonete Líquido para as Mãos do Chefe, da D´Água Natural que, além de limpar as mãos, retira os odores deixados pelos alimentos, como peixe, frango e temperos. “O produto foi desenvolvido para atender uma solicitação da Cia Zaffari de supermercados, quinta no ranking nacional, diz Denise Wendhausen Rochadel, diretora da D'Água Natural.

Para o corpo ainda, intensificam-se produtos multifuncionais de tratamento. A JAFRA Cosméticos apresenta dois novos produtos da linha corporal Define your Body: o Gel Modelador e o Creme Reafirmante, que ajudam a redefinir a silhueta e a minimizar a flacidez, além de manter a pele macia e hidratada.   Formulado com extrato de lótus, extrato de shitake e extratos naturais tem resultados comprovados após 4 semanas de uso, diz a empresa.

Maquiagem, Depilação e unhas

Os produtos de maquiagem já incorporam tratamentos diversos, uma vez que praticamente todas as marcas agregam algum tipo de benefício à batons (hidratantes, protetores); máscaras, que amaciam e tratam os cólios ou bases, que além de uniformizar o tom de pele combinam ingredientes de proteção solar e anti-idade. O exemplo mais recente é The Eraser, da Maybelline, que inclui na formulação Ácido hialurônico, colágeno e Goji Berry, fruta do Himalaia que é composta por 4 polissacarídeos especiais e rica em vitamina C.

Os produtos para as unhas, que já apresentavam tratamento fortalecedor e nutritivo às unhas na base, agora ganharam um adicional: a DNA Italy está lançando o clareador e tirador de manchas. O de cor violeta, por exemplo, disfarça e até mesmo tira manchas amareladas.

E a Depi Roll traz o DepiRoll by Nair Creme Depilatório Shower Power Sensitive para ser usado durante o banho. O produto destinado a pessoas com peles sensíveis, depila e hidrata ao mesmo tempo.


Ativos multifuncionais

A Sarfam propõe Niacinamide-PC, Vitamina B3 de propriedades regeneradoras, nutritivas e estimulantes para pele e cabelos. A vitamina B3, é uma vitamina multifuncional que estimula a síntese de proteínas como a filagrina e involucrina, essenciais para a barreira epidérmica, além de novos fibroblastos, responsáveis pela firmeza e estrutura da pele. Também atua na redução de manchas e lesões causadas pela acne. Pode ser utilizado em produtos de tratamento, em todos os tipos de formulação.

Da Cosmotec o Meadowquat® HG-70  (Elementis) é um ativo multifuncional quaternizado, derivado do óleo vegetal Meadowfoam seed oil, que pode ser aplicado tanto em produtos para a pele quanto em produtos para os cabelos. Promove maior fixação da fragrância tanto no produto cosmético, como no local aplicado. Em produtos capilares, possui ação condicionante e melhora a força tensora dos fios. É altamente estável em ampla faixa de pH, o que permite a sua aplicação em tinturas capilares, resultando não só no aumento da intensidade da cor final, como também na proteção contra o desbotamento.

A Brenntag Química fornece o Glypure®, Ácido Glicólico 70% grau cosmético da fabricante DuPont. Este alfa-hidroxi-ácido é muito utilizado em produtos faciais, como por exemplo formulações de peeling e produtos de cuidados para os pés, proporcionando uma esfoliação suave e maior hidratação da pele. Também é utilizado em produtos capilares ajudando prevenir a quebra dos cabelos, melhorando a resistência ao calor, deixando os cabelos e couro cabeludo mais sedosos e suaves.

A Lipo do Brasil apresenta Orgasol Restore® modificador sensorial de alto desempenho que auxilia na prevenção do envelhecimento da pele, promove hidratação profunda e melhora  a elasticidade, reduzindo linhas finas graças ao “delivery system” de ceramidas 3 e glicerídeos de oliva. O ativo age como uma micro esponja repleta de ceramidas, que, em contato com a pele, são liberados gradualmente. É indicado para o  tratamento anti‐acne e controle da oleosidade, com delivery system de ácido lático. Não é irritante, reduz oleosidade e promove renovação celular e desobstrução dos poros.

Para o corpo a empresa desenvolveu o Pink Pepperslim, que atua na maturação das gotículas de lipídios nos adipócitos, diminuindo o acúmulo de gordura e ativando a microcirculação. Tem também efeito drenante e auxilia na eliminação rápida dos lipídeos. Assim, estimula a perda de medidas corporais, agindo principalmente nas regiões da cintura, quadris e coxas das mulheres, e no abdômen para os homens.

Da Basf o lançamento D-Stria™ de acordo com a empresa, é capaz de reduzir em 27% , de acordo com estudo clínico em 25 pacientes,  a contração dos miofibroblastos derivados de estria, tornando-os, assim, funcionais novamente e promovendo a síntese de colágeno e elastina no local da marca de expressão. Estudos in vitro provaram que o D-StriaTM  de fato dobrou a síntese de colágeno e a expressão do gene da elastina.

E a Íon Química traz para o país o Algisium C, que estimula a viabilidade celular e ativa a biosíntese de colágeno; protege contra os radicais livres, glicação do colágeno e alterações do tecido conjuntivo; hidrata de forma intensa (devido ao ácido manurônico) e restaura o equilíbrio hídrico e tem ainda ação anti-inflamatória e calmante para pele irritada e/ ou fragilizada.

Há muito para a se falar sobre produtos multifuncionais e sobre os ativos que atendem a essa categoria de produtos, sobretudo porque esta categoria ainda tem muito a oferecer. Tendência ou uma necessidade do mercado, esse tipo de produto veio para ficar.

 

 
 
   
 
Voltar à lista Voltar à front page
 
Busca em Notícias
  Palavra-chave        
 
 
 
  Notícias  
  Brasil tem 26% do mercado mundial de condicionadores
Mercados - 02/09/2014

in-cosmetics apresentará lançamentos internacionais para maquiagem
Tecnologia - 01/09/2014

Maior feira de beleza profissional das Américas comemora uma década trazendo novidades ao mercado brasileiro
Varejo - 01/09/2014

Grupo Boticário prevê crescimento de 16%
Varejo - 29/08/2014

Ação digital da Natura celebra o aniversário de momentos marcantes
Campanhas - 29/08/2014

 
  Entrevistas
 
  Perfumaria - Especialistas falam sobre tendências e os cheiros que o brasileiro ama
28/07/2014

Carla Falcão, especialista em Mídias Sociais: “...é preciso lembrar que a comunicação precisa ser de mão dupla e ter continuidade... é importante humanizar esse contato.”
02/06/2014

Dr. Edilson Pinheiro, médico pós-graduado em Dermatocosmitria:“..o dia em que conseguirem desenvolver um medicamento tópico em que realmente aconteça a penetração do ácido hialurônico, será uma vrdadeira revolução
12/04/2014

 
  Matérias  
  Natura reforça sua posição na categoria desodorante com aerosol ecológico
Mercados - 23/08/2014

Lenços Umedecidos ganham espaço no mercado pela praticidade
Mercados - 16/08/2014

Granado em loja de luxo em Paris atrai exportações
Mercados - 11/08/2014

 

Envie-nos seu e-mail com comentários, críticas e sugestões.