Idioma: PortuguêsIdioms: English
   
   
Digite a palavra-chave

     
  Beauty Fair
06/09/2014

In-cosmetics Brasil
09/09/2014

Cosme Tókio 2014
20/10/2014

 
     
  Clique aqui e nos envie um e-mail para receber a nossa E-News.  
     
 








 
 
  Matérias  
 

Máscaras - para dar um algo mais à pele
Mercados - 12/04/2010

                     

As mulheres geralmente recorrem às máscaras apenas quando precisam de um produto que rapidamente revigore e revitalize a pele do rosto antes de um evento especial. Poucas se utilizam de máscaras faciais como complemento ao tratamento da pele. Ainda assim, são aquelas que apresentam a pele seca ou acneica as que mais procuram pelo produto, quando na verdade existem máscaras de tratamento para problemas específicos, como máscaras de limpeza, desincrustantes e esfolantes, máscaras de absorção da oleosidade, tensoras e de efeito firmador imediato, máscaras descongestionantes,  calmantes, nutritivas e as tais máscaras revigorantes ou energizantes, sendo que nesta categoria as máscaras caseiras ainda são muito utilizadas, na falta de uma boa máscara por perto.

As máscaras atuais estão cosmeticamente mais elaboradas, com princípios ativos inovadores e veículos diferenciados. Dentre estes veículos podemos destacar as máscaras de tratamento convencional (bases semelhantes a cremes bem espessos), normalmente à base de óxido de zinco, dióxido de titânio, bentonitas ou argilas para efeito secativo e endurecedor para fixarem-se bem à pele e devem ser removidas com enxágüe (água) e as máscaras plásticas ou peel-off que como o nome sugere, formam uma película plástica flexível após a secagem. São feitas a base de álcool polivinílico e podem ser retiradas inteiras, puxadas pelas bases. Estas máscaras por si só previnem a evaporação de água da superfície da pele, contribuindo para a hidratação cutânea, além de já proporcionarem um efeito tensor imediato. Após a secagem a máscara é retirada como a pele estivesse descascando.

As máscaras por suas características como veículo apresentam concentrações (de ativos) e tempo de aplicação diferenciados. Além disso, são fortes aliadas no tratamento cosmético e podem otimizar o resultado de diferentes tratamentos. A combinação de ativos proporciona às máscaras propriedades  para atender necessidades específicas, como acne, oleosidade excessiva, ressecamento, fotoenvelhecimento, manchas e flacidez. indiferente de sua composição o objetivo principal das máscaras é potencializar o tratamento.

“As máscaras proporcionam, sobretudo, um importante efeito psicológico, gerando conforto e bem-estar,” diz Dra. Paula Cavalcanti - farmacêutica, Diretora de  Estratégias da Dermatus, empresa de dermocosméticos, que aponta as principais categorias de máscaras da marca: anti-acne, Hidratante, Revitalizante, Clareadora, Anti-idade e tensora, antiradical livre e pós procedimento cirúrgico. 

                    

A empresa acaba de lançar a Máscara Revitalize Peel Off (R$73,00), para recuperar rapidamente a pele exposta ao sol, uma máscara plástica nutritiva que utiliza um sistema revitalizante. Entre seus ativos mais distinguidos, estão um Complexo Natural de Plantas Amazônicas (Óleos de Copaíba, Andiroba e Açaí), Argila Verde, Umectan® (sacarídeo hidrolisado), CoffeeSkin®, Gatuline® Age Defense, ativo extraído da noz de Grenoble e utilizado para regenerar o potencial energético da radiação UV, Oligoelementos e  Polylift®, um biopolímero com ação tensora obtido das Amêndoas Doces, capaz, de acordo com a empresa, de absorver os lipídeos da superfície da pele, formando um filme elástico de ação tensora e efeito anti-rugas (lifting) imediato.

Para os fornecedores a variedade é ampla: há máscaras para inúmeras especificidades de produtos, de acordo com os tipos de pele dos consumidores, especialmente numa sociedade multiracial como no Brasil.


Máscara Contra a Oleosidade

Para um dos principais problemas que a mulher (e o homem também) recorre a uma máscara, está a oleosidade excessiva da pele, especialmente da mulher jovem. Entre os ativos que existem atualmente no mercado, indicados para a esse tipo de problema estão Tersil G, da linha Tensil da Sarfam, uma argila verde dermomineral, indicada para o controle da oleosidade da pele. Auxilia na permeação dos ativos de tratamento pelo seu efeito oclusivo nas máscaras. 

                           

Para esse tipo de problema O Boticário tem a máscara purificante facial argila verde + kiwi (75g, R$ 29,90), que absorve a oleosidade excessiva, remove as impurezas e deixa uma agradável sensação de frescor e purificação.

A La Roche-Posay, marca francesa com expertise dermatológica, desenvolveu Effaclar Duo, um gel-fluído translúcido que atua simultaneamente nos dois sinais da pele oleosa com tendência à acne: imperfeições, com lesões inflamatórias (acne), oleosidade, brilho e poros obstruídos com comedões (veja no nosso Vitrine).

A Cognis tem o Sebaryl (complexo sinérgico que inibe a 5 alfa redutase, agindo como antisseborréico potente), Laricyl (ativo derivado do cogumelo, com efeito adstringente imediato) e Hydraseptyl (extrato da flor de lótus e lipossomas para hidratação e purificação da pele oleosa)

A Quantiq tem para o público teen Ajidew ZN100, um ingrediente de origem natural que reduz o excesso de oleosidade, hidratando ao mesmo tempo, devido a uma combinação de Zinco e PCA, um dos fatores mais importantes de hidratação natural da pele. Já para o combate à acne, geralmente associada à esse tipo depele a empresa desenvolveu CW-5C, de sua linha Teens. O ativo, de acordo com a empresa, inibe a bactéria P.acnes associada à acne em aproximadamente 60%, a 1,2% de CW-5Ce em 90% utilizando-se 2,4%.

E a Lipo tem o Extrato de Portulaca, planta originária do Himalaia, Rússia e Grécia, que contém numerosos nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos. O Extrato de Portulaca possui excelente atividade antiinflamatória, antiirritante e cicatrizante, ideal para formulações de máscaras faciais para peles oleosas, acneicas e sensíveis.

Purificação

Para a purificação, ou equilíbrio da flora cutânea a Cosmotec tem uma linha de taninos tradicionalmente utilizados como agentes adstringentes, que agem reduzindo o tamanho do poro e controlando a secreção sebácea. Uma de suas principais frações, os ácidos gálicos, componentes bioativos de Dermapur HP, apresentam a capacidade de equilibrar a flora cutânea através de três mecanismos complementares: estímulo da síntese dos antibióticos naturais da pele, as catelicidinas; Inibição dos microorganismos patogênicos; Melhora aparente nas lesões cutâneas, levando a uma melhor uniformidade e aparência cutânea.

A Cognis traz o Rhyzodermin, um composto botânico do confrei, alcaçuz e dente-de-leão, com propriedades anti-irritativas e calmantes da pele e Phytosoothe , fitosteróis da canola com efeito restaurador da barreira cutânea e dotado de propriedades antinflamatórias.

De efeito tensor

Outra categoria de uso cada vez mais intensivo é a máscara de efeito lifting, ou tensor, aquela que confere firmeza e uniformidade à pele. Para esta categoria a Lipo tem Liposilt Black, um ingrediente natural obtido em lagos gelados do Leste Europeu. Constituído por cerca de 75% à 90% de material orgânico. O seu uso regular promove a oxigenação celular, confere firmeza e uniformidade à pele, a empresa diz.

Atualmente, a indústria cosmética aperfeiçoou essa categoria de produtos através da utilização de polímeros a base de açúcar, como o Osilift (Polióis da aveia), que a Cosmotec apresenta. Entre suas principais características está a maior aderência e flexibilidade sobre a pele, além de melhora de textura na aplicação e pós-secagem do produto. De acordo com a empresa, o produto promove efeito anti-rugas imediato através da uniformização do relevo cutâneo. Esse tipo de ativo também trata a pele, aliviando rugas com o uso contínuo, ou seja, ele potencializa o tratamento anti-idade.

Da Sarfam Tersil R, é a argila vermelha de efeito tensor imediato, que auxilia significativamente na elasticidade da pele, além da base para máscaras faciais e corporais da empresa, disponível em folhas, para ser veiculada associada aos ativos dermatológicos. Promove hidratação, efeito tensor e auxilia na permeação de ativos.

A Cognis tem Liftensyl, um polímero da soja que, de acordo com a empresa,  confere efeito tensor imediato e reduz visivelmente linhas finas e de expressão; Laricyl, um extrato do cogumelo, que promove efeito tensor por adstringência da pele e Firmiderm ambos polifenóis e flavonóides de origem vegetal, que promovem a firmeza da pele prevenindo o envelhecimento cutâneo, a empresa diz.

De acordo com a porta voz da marca, Silvana Azzellini, as máscaras faciais ainda são um nicho de mercado, porém com o crescimento das clínicas de estética, spas e tratamentos faciais em salões de beleza e, até mesmo, em casa a tendência é de crescimento. "A expectativa é que este mercado represente um segmento importante para nossas especialidades de skin care, que incluem ativos e emulsificantes, agentes reológicos, emolientes, manteigas, polímeros, entre outros”, diz.

                               

Hidratação

Da Cognis Cosmedia Gel CC, é uma hectorita hidrofílica organicamente modificada, dispersa em emolientes diferenciados que pode ser aplicada em máscaras faciais devido à sua capacidade de formar um filme homogêneo e resistente, acompanhando o micrioelevo cutâneo. Esta propriedade confere benefícios de resistência à água e toque aveludado e seco, tornando a máscara mais eficiente e confortável.

A Natura tem um Sérum Intensivo Desobstrutor de Poros Noite que alia hidratação ao controle da oleosidade, desobstruindo poros e reduzindo o brilho da pele. A fórmula de textura ultra leve e rápida absorção, além de toque final seco e macio, é adequada para a pele oleosa. Seus ativos combinados promovem a melhora imediata e contínua da pele oleosa além de tratar os sinais de envelhecimento, como flacidez e perda de elasticidade.


Energizante/ Renegeração

Outra máscara bastante requisitada, especialmente no cotidiano da mulher que trabalha e à noite precisa estar com o rosto descansado, ou da mulher que tem trabalho externo o dia todo ou ainda daquela que passou por um tratamento dermatológico, é a máscara Restauradora, energizante. 


                        

A Dermage tem a Clarite Máscara Peeling Off, para revitalizar qualquer tipo de pele, especialmente as precocemente envelhecidas, através de uma profunda ação de renovação celular, para melhorar a textura e a flexibilidade da pele. Contém alta concentração de Ácido Glicólico para rejuvenescer a pele pela síntese de novos colágenos, suavizando linhas finas e rugas (R$48,00).

Da Cognis, PA Revivescence é um ativo da planta da ressurreição, polissacarídeos do tamarindo e trealose, que “revive a pele estressada”, restaurando a hidratação e a imunidade), Vit-A-like (extrato da Vigna aconitifolia, alternativa botânica ao retinol, promove a renovação celular e estimula a síntese do colágeno), Vitaplex (extrato de algas e glicogênio marinho) é capaz de nutrir, revitalizar e oxigenar a pele tornando-a mais macia, flexível e confortável.

Da Lipo, Lipovol Rasp é um óleo obtido pela pressão a frio de sementes de framboesa, rico em ácidos graxos essenciais, com concentração de até 85%. Além do fortalecimento da pele, confere umectação, maciez, ajuda a restaurar a elasticidade e estimula a regeneração dos tecidos, diz a empresa.

É possível incrementar as vendas com diversos ativos que podem ser incorporados às máscaras faciais principalmente quando a empresa fornecedora pode oferecer um portfólio altamente qualificado e laboratórios de testes de eficácia in vitro e testes clínicos, voltados para o segmento de tratamento facial.

 
 
   
 
Voltar à lista Voltar à front page
 
Busca em Notícias
  Palavra-chave        
 
 
 
  Notícias  
  in-cosmetics apresentará lançamentos internacionais para maquiagem
Tecnologia - 01/09/2014

Maior feira de beleza profissional das Américas comemora uma década trazendo novidades ao mercado brasileiro
Varejo - 01/09/2014

Grupo Boticário prevê crescimento de 16%
Varejo - 29/08/2014

Ação digital da Natura celebra o aniversário de momentos marcantes
Campanhas - 29/08/2014

Bioplan e Arcade Marketing Planejam combinação estratégica
Estratégia - 28/08/2014

 
  Entrevistas
 
  Perfumaria - Especialistas falam sobre tendências e os cheiros que o brasileiro ama
28/07/2014

Carla Falcão, especialista em Mídias Sociais: “...é preciso lembrar que a comunicação precisa ser de mão dupla e ter continuidade... é importante humanizar esse contato.”
02/06/2014

Dr. Edilson Pinheiro, médico pós-graduado em Dermatocosmitria:“..o dia em que conseguirem desenvolver um medicamento tópico em que realmente aconteça a penetração do ácido hialurônico, será uma vrdadeira revolução
12/04/2014

 
  Matérias  
  Natura reforça sua posição na categoria desodorante com aerosol ecológico
Mercados - 23/08/2014

Lenços Umedecidos ganham espaço no mercado pela praticidade
Mercados - 16/08/2014

Granado em loja de luxo em Paris atrai exportações
Mercados - 11/08/2014

 

Envie-nos seu e-mail com comentários, críticas e sugestões.